O agradável perfume do Manacá de Jardim

  Como o Manacá da Serra ,as flores do manacá de jardim também mudam de cor ,inicialmente roxas e com o passar do tempo vão clareando até ficarem brancas , dando um colorido todo especial .
   É uma ótima opção para jardins com pouco espaço pois ,é uma planta de crescimento médio e que atinge no máximo 3 metros.
   Sua utilização no paisagismo é muito ampla, podendo ser cultivada isolada ou em grupos devido a sua beleza e aroma.
    O diferencial da planta está no agradável aroma de suas flores daí o nome Manacá de Cheiro .Por isso deve-se evitar planta-lo próximo a dormitórios ,em especial de crianças ou pessoas sensíveis ao perfume.
    Ao se plantar esta espécie deve-se levar em consideração também que o colorido das suas flores em seu jardim são por pouco tempo .Pois ,sua floração é efêmera ,dura pouco tempo .Mas o espetáculo de sua floração e seu aroma indescritível vale á pena. 


Outro detalhe interessante desta planta é a presença da borboleta do manacá . A Methona themisto vive em função do manacá ,pois suas folhas são o único alimento de suas lagartas.
    








A crisálida, amarela manchada de preto, é encontrada sob as folhas da árvore ou nas imediações dela. Geralmente o estrago na planta não é tão grande ,olhando bem até que são simpáticas.





Ficha Técnica :
Nome popular: Manacá-de-cheiro, geretataca, caágamba, mercúrio, 

romeu-e-julieta, gerataca, mercuri.
Nome científico: Brunfelsia uniflora.
Família: Solanaceae.
Propagação : Mergulhia ou Sementes
Origem: Brasil - Mata Atlantica.
Cultivo : Devem ser cultivadas a pleno sol, em solo fértil enriquecido com matéria orgânica, com regas regulares. Tolera sombra parcial, aceita bem podas de formação e aprecia o frio

Ciclo de Vida : Perene
Floração : Primavera / Verão



Foto flor : Rebeca Flores

Foto Lagarta : Em Marte a Espreita
Foto Borboleta :FlaviaFreitas
Fonte :Wikipédia : Borboleta do Manacá
          Wikipédia :Manacá de Jardim

Nenhum comentário:

Postar um comentário