Iris | As Flores dos Jardins de Alphaville

     No último post flores dos jardins de Alphaville falamos um pouco sobre o Agapanto .Flor facilmente encontrada em extensos canteiros espalhados tanto nos residenciais como nas ruas e alamedas de Alphaville e Tamboré .
Outra flor não tão abundante mas de extrema beleza , é a Íris Neomarica . Planta exuberante e de fácil cultivo que forma grandes touceiras podendo chegar até 1,20 altura .
As flores surgem no verão ,sustentadas por finas hastes que sobrepoem as folhagens . Sua cor original azul intenso pode ter algumas variações híbridas , com folhagens caducas e flores branco amareladas.

      Um detalhe interessante da Íris é o rápido desenvolvimento de suas flores ,dura apenas 1 dia . Ao amanhecer pode-se notar os botões totalmente fechados e ao longo do dia estarão plenamente desenvolvidos ,até murcharem ao final do dia . Mais alguns dias novos botões surgirão nas mesmas hastes ,repetindo o ciclo novamente .O processo ocorre várias vezes , garantindo um jardim florido durante o verão.
       A Íris também tem propriedades medicinais ,podendo ser utilizadas no tratamento alternativo de algumas doenças .Para saber mais ,veja no blog plantas medicinais & fitoterapia .
      Em arranjos florais utilizamos a flor de Íris híbrida da espécie "Iris Hollandica Blue Magic" uma espécie espanhola desenvolvido na holanda .De beleza impar ,aplica-se muito bem como buque de casamento ,em vasos para decorar ambientes ou até mesmo para presentear alguém espécial. 
  • Nome Científico: Iris Neomarica Caerulea
  • Nome Popular: falso-íris, lírio-roxo-das-pedras ou pseudo-íris
  • Origem: Brasil
  • Ciclo de Vida: Perene

Um comentário:

  1. Olá Acriano,

    Muito interessante a Íris Neomarica e principalmente por saber que é uma planta medicinal, gosto muito da fitoterapia que em breve vou estudar. Parabéns pela matéria muito boa.

    Namastê

    ResponderExcluir