Origem do Dia das Bruxas - Halloween

Halloween | Dia das Bruxas
O dia das Bruxas ou Halloween é um evento tradicional comemorado em 31 de Outubro ,que ocorre principalmente nos Estados Unidos ,Canadá ,Irlanda e Reino Unido.

Atualmente as comemorações do Halloween mudam de um lugar para o outro, além de não ter mais a mesma conotação de sua origem.

Foi nos Estados unidos que o Halloween se popularizou. As crianças saem nas ruas fantasiadas pedindo doces (Trick-or-treat – Travessuras e Gostosuras), uma brincadeira originada de um costume europeu, conhecido com o nome de “Souling” (almejar), comemoração de todas as almas, onde os cristãos iam de porta em porta pedindo o “Soul Cakes” (bolo de almas), feitos de pequenos quadrados de pão de groselha.




A celebração do Halloween tem duas origens que ao longo da história se misturam :

Origem Pagã :
A comemoração do Halloween começou nos tempos antigos quando os Celtas viviam na Grã-Betanha e na Irlanda. , eles celebravam a passagem do verão para o inverno, com uma festa pagã , o Samhain. Possivelmente a celebração do Samhain ocorria entre os dias 5 e 7 de novembro e duravam uma semana .

Eles também acreditavam que espíritos malignos vinham para a terra nesse dia. Para espantar estes espíritos, os Celtas vestiam fantasias de bruxas, bruxos, fantasmas, acendiam fogueiras e faziam sacrifícios para os deuses, tudo para espantar os espíritos malignos que acreditavam estar entre eles.

Foi na Irlanda berço do Halloween ,que surgiu a tradição, da lenda folclórica do Jack da Lanterna.

As pessoas esculpiam rostos assustadores em nabos e batatas ,depois colocavam nas janelas e portas para afungentar Jack Miserável e outros espíritos do mal.

Origem Cristã :
Desde o século IV a Igreja da Síria consagrava um dia para festejar “Todos os Mártires”.

Três séculos mais tarde o Papa Bonifácio IV († 615) transformou um templo romano dedicado a todos os deuses (panteão) num templo cristão e o dedicou a “Todos os Santos”, a todos os que nos precederam na fé. A festa em honra de Todos os Santos, inicialmente era celebrada no dia 13 de maio, mas o Papa Gregório III(† 741) mudou a data para 1º de novembro, que era o dia da dedicação da capela de Todos os Santos na Basílica de São Pedro, em Roma.

Mais tarde, no ano de 840, o Papa Gregório IV ordenou que a festa de Todos os Santos fosse celebrada universalmente. Como festa grande, esta também ganhou a sua celebração vespertina ou vigília, que prepara a festa no dia anterior (31 de outubro).

Na tradução para o inglês, essa vigília era chamada All Hallow’s Eve (Vigília de Todos os Santos), passando depois pelas formas All Hallowed Eve e “All Hallow Een” até chegar à palavra atual “Halloween”.

fonte : 
Dia das Bruxas | Wikipédia
Historia do Halloween | Beth Cruz 

Nenhum comentário:

Postar um comentário